Música para levantar o astral


Música para levantar o astral
por Paula Perdiz

Saiba o que é musicoterapia e acredite no poder do som

Já está mais do que comprovado que alguns sons possuem o poder de atingir e dominar algumas regiões do cérebro responsáveis pelas emoções, podendo proporcionar sensação de bem-estar e melhora significativa na qualidade de vida.

De acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy), a “musicoterapia visa desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”. Ou seja, a prática pode funcionar como ferramenta de autoconhecimento ou como facilitador no processo de comunicação, assim como a melhora física, emocional, mental, social ou cognitiva.

Especialistas das universidades de Drexel e Dakota do Norte, ambas nos Estados Unidos, também atestam que sessões de musicoterapia melhoram de maneira eficaz o humor, diminui dores e, ainda controla ansiedade. Ou seja, um analgésico natural e sem restrição de uso para um dos maiores mal do mundo contemporâneo: o stress.

Quem já não ficou renovado apenas de entrar no carro e poder ligar o som no último volume depois daquele dia sufocante de trabalho? Pois é, saiba que uma lista de música bem elaborada pode ajudar a liberar endorfina e, consequentemente, ajudar a manter o equilíbrio diante dos percalços que passamos no dia a dia.

Se você faz parte do time que não abre mão de uma trilha sonora e, na falta de um terapeuta especializado, a nossa dica fica por conta da criação de playlists pessoais e intransferíveis, produzidas por você especialmente para acalmar, incentivar, movimentar, atiçar e aguçar os seus sentidos, desejos ou sentimentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s