Pensamento para o Dia 15 de Dezembro de 2011


Pensamento para o Dia 15 de Dezembro de 2011
– de Sathya Sai Baba

“Se você se interessa pelos frutos de suas ações, você está sujeito a ser afetado por ansiedade, preocupação e inquietação. Você pode perguntar: “Se os frutos devem ser abandonados, como alguém consegue viver?” Deixe-Me perguntar: Por que essa debilidade de coração, esse nervosismo? Aquele que está seguro de que “Eu vou cuidar de todas as suas necessidades – mundanas e espirituais” (‘Yogakshemam vahamyaham’) certamente vai atentar-se a isso. Ele encontrará os meios e os recursos. O buscador (Karmayogi) que aprendeu o segredo da ação (Karma) combinada com sacrifício (Phala thyaga) deve ter equanimidade (Sama buddhi), mais que a mente ligada ao mundo (Sanga buddhi). Sanga buddhi leva a pensar: “Essa ação é minha; seus resultados são devido aos meus esforços. Eu sou a pessoa que tem direito a isso”. Tais pensamentos aprisionam o executor. Krishna declara na Gita: “Samathwam yogamuchyathe” (O resultado final de todas as práticas espirituais é a realização da equanimidade). Deve-se superar essa Sanga buddhi e tentar atingir Samathwam.”

Deixe uma resposta

