A verdade sobre a calvície feminina


A verdade sobre a calvície feminina

As mulheres estão mais estressadas e sobrecarregadas, aumentando assim o nível de cortisol, o que interfere diretamente nos hormônios que provocam queda de cabelo. “O número de mulheres que sofrem com o problema aumentou nos últimos anos”, garante Denise Steiner, formada pela Faculdade de Medicina da USP e membro da Academia Americana de Dermatologia.

A seguir, a médica, que também é a presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, desvenda os principais mitos em relação à calvície feminina.

É normal caírem até 100 fios por dia?
Verdade. O cabelo tem um ciclo constante durante toda a vida. Isso quer dizer que aproximadamente 85% do volume estão em fase de crescimento, o que varia de dois a oito anos; enquanto os outros 15% dos fios capilares vivem a fase de repouso ou queda, que leva de dois a quatro meses. Neste caso, a quantidade de cabelo que cai é variável de pessoa para pessoa, ficando de 30 a 100 fios. O mais importante é a observar a quantidade relativa, ou seja, se a queda aumentar excessivamente é preciso se preocupar.

A mulher pode ficar careca como um homem?
Mito. A mulher tem outro padrão de calvície, ou seja, não tem as mesmas entradas que o homem por questões enzimáticas. Isso quer dizer que a calvície feminina se manifesta de forma difusa e com acentuação da rarefação no topo da cabeça. A risca do cabelo fica muito mais visível.

Calvície não é doença?
Mito. A calvície feminina deve ser vista como uma doença, pois pode ocorrer aumento dos hormônios masculinos. A mulher deve investigar problemas ligados à tireoide, ao ovário policístico e à anemia. Para o tratamento, usamos medicamentos e complementação com ferro e vitaminas.

Mulher também faz transplante capilar?
Verdade. Quando há rarefação no topo da cabeça que compromete a autoestima da mulher, o transplante pode ser feito. Ele é realizado da mesma maneira que o dos homens, ou seja, a técnica é a fio a fio e varia de acordo com o cirurgião.

Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s