Receba os amigos com aconchego


Receba os amigos com aconchego

Confira algumas sugestões de arquitetos e decoradores para deixar a sala personalizada e agradável

A sala é ampla e abriga muitos amigos. Do lado direito, um confortável sofá se integra ao tapete de cor forte que esquenta o ambiente. Ao fundo, um discreto bar foi instalado para tornar as festas mais animadas

A sala tem sofá e futons e mobília baixa para dar a cara do morador. Para receber os amigos há uma grande luminária de chão que ilumina a mesa sem incomodar os convidados durante as refeições

Almofadas coloridas ajudam a descontrair o ambiente e a dar uma cara mais original à sala

Diversificar os pontos de luz evita que uma única luminária fique sobre os convidados e pode ressaltar diferentes áreas da sala

Combinar quadros com outros enfeites é um modo de fugir do lugar-comum “sofá-mesa de centro-pintura a óleo na parede”

Você sempre gostou de receber amigos, mas não consegue deixar a sala aconchegante. Essa é uma parte da casa onde as pessoas ficam por um bom tempo e que pode servir para festas grandes ou para encontros mais intimistas. Assim, merece dedicação especial na hora de escolher a decoração.
Para começar, se há um cômodo que tem a cara do dono da casa é a sala. Um jeito de deixar o ambiente personalizado é fugir das sugestões prontas dos showrooms das grandes lojas – aqueles em que os ambientes já vêm completos. “Se você compra do jeito que está nas lojas, quem garante que não será igual ao do vizinho? Vai faltar identidade sua ali”, defende o arquiteto André Largura, do escritório Ambienta, de Curitiba, que trabalha em conjunto com a designer de interiores Giovana Kimak.
A sugestão é evitar o padrão comum, como o jogo de sofás coordenado e a pintura a óleo na parede. Pode-se inovar e diversificar na mobília. Mesclar obras de arte como móbiles e gravuras no mesmo espaço e levar para a sala aquilo que você gosta e acha bonito.
Uma forma de projetar um ambiente aconchegante é distribuir de distintas maneiras os móveis de sentar. Há quem prefira sofás para deitar, outros não gostam de poltronas muito moles por causa de problemas na coluna e há ainda os que não se importariam com futons à altura do chão, mesmo sendo ergonomicamente menos indicados.
“O interessante é você ter um confortável sofá com almofadas com cores, divertindo o ambiente. Também uma mesa central que serve para apoio. E não pode faltar um tapete, que pode ser colorido ou com listras. Uma cortina com um tecido com uma caída bacana também dará um toque aconchegante”, orientam os arquitetos de São Paulo Salim Dib e Yara Furtado.
Outro mecanismo fundamental é projetar a iluminação. “Mal projetada, pode comprometer o conforto do ambiente, mesmo que todo o resto esteja bem estruturado”, afirma André Largura. Se a sala recebe muita gente, não deve ter luz direta sobre os rostos das pessoas. “Incomoda. E ninguém se sente à vontade mostrando todas as suas imperfeições em um foco de luz”, comenta.
Deve ser algo semelhante ao layout de um restaurante, com vários pontos de luz distintos e pouco focados. Um único lustre pode ser instalado junto com luminárias de chão e pendentes, gerando diferentes nichos. Por exemplo, a luz que foca os sofás não é a mesma o canto da sala e nem a que ilumina a mesa de jantar. Todas formam um conjunto harmônico.
Você também pode se valer de velas em pontos estratégicos. Elas trazem suavidade e podem ficar mais próximas dos convidados, pois não incomodam tanto como a luz artificial. Recorra ainda a lampiões, que combinam bem em varandas com ligação com a sala. “A pessoa tem de sentir que você preparou a casa para recebê-la”, sugere André Largura.
Também dá para personalizar o cômodo usando objetos que você já tem em casa, mas que não estão em lugares bem resolvidos — aquela pequena estante da vovó esquecida no canto do quarto, por exemplo. A mudança renova a peça e dá identidade ao cômodo. “O importante é escolher tecidos que sejam fáceis para a manutenção, como o couro e a camurça sintética”, recomendam Salim Dib e Yara Furtado.
Mesmo em salas pequenas, tão comuns nos apartamentos, é possível investir em uma decoração original. Fica difícil receber mais do que cinco ou seis pessoas – prefira, portanto, pequenas reuniões. E não tente resolver tudo no mesmo cômodo: se não há espaço para uma mesa de jantar, invista no conforto de poltronas e na praticidade de servir com aparadores, que ocupam pouco espaço. Todos se sentirão bem acomodados.

PrimaPagina
Especial para o Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s