Terapias naturais – Conheça os benefícios e o poder de cura dos tratamentos naturais


Terapias naturais
Conheça os benefícios e o poder de cura dos tratamentos naturais

Para quem já não aguenta mais receitas, bulas, dosagens e efeitos colaterais dos medicamentos alopáticos, existe uma luz no fim do túnel. As terapias naturais surgem como uma alternativa aos tratamentos “de laboratório” e trazem inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Aromaterapia, meditação, massoterapia, Reiki, é só escolher.
Antes de existirem os tratamentos alopáticos, a medicina era somente natural. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Terapias Naturais em Enfermagem (ABRATEN), Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapias naturais são “o resgate de uma cultura abandonada pelo povo. A medicina integrativa não tem nada contra a medicina alopática, mas dá condição ao organismo para suportar os efeitos oxidantes e colaterais desta. Quem trata da doença é o médico quem trada da saúde é o terapeuta”.
As terapias naturais podem evitar a necessidade de se iniciar um tratamento alopático, mas, no caso do uso na cura de uma doença específica, elas trabalham muito bem em conjunto. “A proposta da medicina integrativa é tratar da doença antes que ela apareça. Quando tratamos do ser humano, e não da doença, nos antecipamos aos fatos. Por exemplo, quando uma mulher entra na menopausa, tem mais chances de desenvolver osteopenia, que evolui para osteoporose. Antes desse quadro evoluir podemos começar um tratamento com proposta preventiva. Para o tratamento de doenças, se o terapeuta trabalhar em conjunto com o médico, pode ajudar a diminuir a dosagem da droga”, diz Paulo Edson.
Como elas tratam da saúde completa do paciente, Paulo explica que as terapias naturais atuam em três áreas: corporal, mental e vibracional. “A área corporal engloba tratamentos que manipulam o corpo, como a massoterapia, o shiatsu, a drenagem linfática e a fitoterapia. Pela área mental, trata-se da doença que começa de dentro e pode ser realizada em parceria com um psicólogo. São exemplos a meditação e a hipnose. Já a área vibracional atua na energia do organismo e tem como exemplos a acupuntura, os florais e o Reiki. No entanto, uma mesma terapia pode tratar de mais de uma área, uma vez que o corpo é uma unidade integrada e completa”, explica.
Com base em informações disponibilizadas pela ABRATEN preparamos uma lista com cinco exemplos de terapias naturais, com suas atuações na saúde e indicações. Veja a seguir.
Acupuntura:
A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde/doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da medicina tradicional chinesa, a acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.
Indicações: insônia, cefaléia, impotência sexual, sequelas de AVC, entre outras.

Aromaterapia:É a ciência arte da terapêutica com a utilização de substâncias aromáticas naturais – óleos essenciais. A aromaterapia trabalha o corpo de maneira holística e natural. Os óleos essenciais atuam restaurando nossas energias curativas e proporcionam o balanceamento do corpo da mente e espírito. É complementar a outras terapias, convencionais ou alternativas.

Indicações: atua sobre a mente, o corpo e o espírito para desenvolver um sentimento de bem-estar geral e para tratar problemas específicos.

Massoterapia:É a utilização de diversas técnicas, de origens orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, antiestresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.

Indicações: dor de cabeça, irritabilidade, falta de concentração, medo, ansiedade, tensões musculares, má circulação sanguínea, entre outros.

Reiki:A Técnica REIKI é aplicada sem ou com toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo nós, promovendo relaxamento e ativando o sistema imunológico. São toques de mãos que depois da iniciação do aluno, se tornam em instrumentos direcionadores da Energia Vital Universal que chamamos de REIKI. Reiki não dispensa o tratamento médico.

Meditação:Durante a meditação você experiencia a mente como um instrumento. A partir deste breve encontro com um diferente modo de percepção, você pode aprender a observar e então mudar seu modo de pensar. Uma das ferramentas mais usadas para controlar a mente é parar de associá-la com suas emoções, pensamentos e ações. Ao invés de se identificar com eles, você simplesmente os deixa para trás e assume o papel de testemunha, como se você estivesse observando outra pessoa. Observando a si mesmo desapaixonadamente desta forma, sem julgamento ou elogio, seus pensamentos e emoções perdem poder para você, que começa a ver corpo e mente como instrumentos que você pode controlar.

Anúncios

2 Respostas para “Terapias naturais – Conheça os benefícios e o poder de cura dos tratamentos naturais

  1. Precisa ver o resultado que se pode alcançar conjugando terapias como Reiki, Florais de Bach, e respiração de Renascimento, aos tratamentos alopáticos! Essas terapias atuam potencializando a energia Vital e o estado de confiança na cura, isso aumenta a receptividade aos medicamentos. Enfim é tudo de Bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s