Os opostos se atraem – Ilana Ramos


Os opostos se atraem
Até que ponto as diferenças podem unir ou separar um casal

Por Ilana Ramos

Cansamos de ver no cinema inúmeras comédias românticas que contam a história de um homem e de uma mulher que, definitivamente, não nasceram para ficarem juntos. Mas suas diferenças acabam por se completarem, eles se apaixonam e vivem felizes para sempre. Será que pode acontecer o mesmo na vida real? Algumas diferenças podem realmente ser atraentes na hora de se buscar um parceiro, mas isso significa que os opostos, de fato, se atraem?
Muitos estudos já foram feitos abordando o polêmico tema da atração entre pessoas opostas. Um exemplo interessante é uma pesquisa divulgada pela Evolutionary Psycology Journal, que diz que as pessoas se atraem, de fato, por outras de personalidade semelhante, mas dizem se atrair por aquelas com personalidades opostas. Outra pesquisa, realizada pela University of Mexico, mostra que o motivo de os opostos se atraírem está na genética. De acordo com esse estudo, as mulheres estão programadas a procurar homens que tenham um sistema imunológico diferente do seu próprio. A genética do sistema imunológico definiria, inclusive, se a mulher seria ou não fiel ao seu parceiro.
Estudos à parte, a questão da atração entre opostos também interessa aos especialistas brasileiros. Para a psicóloga e psicoterapeuta Beatriz Helena Paranhas Cardella, “no que se refere ao ser humano, não dá para fazer nenhuma generalização. No entanto, as pessoas que possuem características diferentes das nossas naturalmente nos provocam algum tipo de curiosidade. Mas isso não pode significar que uma relação com alguém muito diferente de nós vá ou não dar certo”.
O que existe, então, nos opostos, que são vistos como os parceiros perfeitos? “A curiosidade, o encantamento. A diferença leva ao crescimento. O que é igual à nós não nos leva a enriquecer e, então, estagnamos. Muitas vezes, precisamos desenvolver alguma coisa que, na nossa história de vida, não tivemos a oportunidade. Se o parceiro conseguiu desenvolver essas atitudes, a presença da experiência dele nos enriquece. O que determina se um relacionamento com alguém oposto vai em frente ou não é a abertura do casal às diferenças. O oposto é encantador e difícil ao mesmo tempo”, pondera Beatriz.
A psicóloga, no entanto, enfatiza que não são todas as oposições que são valorizadas nos relacionamentos. Para ela, “às vezes, justamente essa oposição, leva a um crescimento das pessoas pois elas têm o que ensinar à outra. A personalidade e algumas outras características não necessariamente levam a uma repulsão. No campo dos valores e dos projetos de vida, no entanto, a relação entre os opostos é mais complicada pois o equilíbrio é mais difícil de ser alcançado. A diversidade nos faz abrir, crescer e ver o mundo além das nossas perspectivas. A relação entre opostos pode ser com filhos, colegas de trabalho ou parceiros românticos. A diferença, naturalmente, leva ao conflito, mas o conflito nos leva a crescer”.
Não adianta formular que o relacionamento ideal é entre pessoas parecidas ou opostas afinal, não existe uma fórmula para o amor. “Não tem uma fórmula, receita ou ideal de relacionamento. Uma simples regra não responde à complexidade do relacionamento humano. Amor não é formula, é a disposição de uma pessoa ser transformada por alguém. Para um relacionamento durar é preciso ter paciência, tolerância, respeito e projetos de vida compartilhados. O que funciona com um casal pode não funcionar com outro. Não existe modelo. Se fosse assim, seria fácil, mas a vida não acontece dessa maneira”, finaliza Beatriz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s