Aprenda receita para fazer ketchup e mostarda em casa


Aprenda receita para fazer ketchup e mostarda em casa
Ketchup e mostarda
Conheça versões mais saudáveis da famosa dupla
Em algumas regiões do país, os fãs de uma boa pizza não vivem sem ketchup e mostarda. O clássico acompanhamento dos hot-dogs e dos hamburgers também faz sucesso em salgados, sanduíches naturais e até na salada. No entanto, será que o seu consumo frequente é saudável?

De acordo com a nutricionista Sabrina Longui, da Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo, até certa medida e sem exageros, sim. Segundo ela, ambos apresentam pelo menos uma grande vantagem em relação à maionese e a molhos como o barbecue: o valor calórico. Enquanto uma colher de sopa de maionese pronta, por exemplo, tem em torno de 40 calorias, a de mostarda oferece menos da metade –17 calorias –, e a de ketchup não muito mais: 22,5 calorias.

A presença do tomate na fórmula desse último ainda garante alguns benefícios nutricionais, como o antioxidante licopeno – que retarda o envelhecimento das células e previne o desenvolvimento de tumores – fibras, minerais e vitaminas A e C. No caso da mostarda, é feita a partir de sementes ricas em proteínas, ômega-3 e selênio – também um antioxidante.

A cor amarelo brilhante do molho de mostarda tipo americano, o mais consumido pelos brasileiros, deve-se ainda à adição de açafrão-da-terra em pó. Também conhecida como cúrcuma, a substância, de origem indiana, protege o fígado e é um ótimo digestivo.

Receitas caseiras
O problema do ketchup e da mostarda que chegam à nossa mesa é que geralmente são produtos industrializados. Ou seja, a par de seus bons nutrientes também recebem doses de sódio, conservantes e de condimentos fortes. Se ingeridos em excesso, podem irritar o estômago e piorar os sintomas de gastrite. “Quem tem esse tipo de problema precisa moderar ou até evitar por completo o consumo de mostarda e de ketchup”, diz a nutricionista.
Uma solução para a amenizar esses efeitos negativos é produzir os molhos em casa mesmo. Confira duas receitas para incrementar seu cardápio:

Mostarda
Ingredientes
– 200ml de leite
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de sobremesa rasa de mostarda em pó
– 1colher de chá de sal
– 1 colher de sobremesa rasa de cúrcuma(açafrão em pó)
– 2 colher de(sobremesa ) de açúcar
– 50ml de vinagre de vinho branco
– 50ml de água

Modo de Preparo
Em uma panela coloque o leite, a farinha de trigo, o açafrão, a mostarda e vá mexendo com o batedor de alumínio, por uns 10minutos até que engrosse. Retire do fogo, junte a água, sal, açúcar e o vinagre de vinho branco. Bata bem com o batedor por 2 minutos. Coloque na geladeira para descansar por 24 horas. Está pronto para consumir.

Fonte: site Cybercook

Ketchup
Ingredientes

– 6 tomates grandes, cortados em 4 pedaços
– 1 bulbo de erva-doce, picado
– 1 cebola, picada
– 4 dentes de alho
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 4 colheres (sopa) de melado
– 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
– 10 cravos
– 2 unidades de anis-estrelado
– 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo
Preparo: 20 minutos
Cozimento: 4 horas

1. Em uma panela grande, coloque para cozinhar em fogo baixo o tomate, a erva-doce, a cebola, o alho, o açúcar, o melado, o vinagre, o cravo, o sal e o anis-estrelado. Deixe cozinhando até que engrosse.

2. Bata os ingredientes cozidos no liquidificador e passe-os por uma peneira. Mantenha o ketchup na geladeira.
Fonte: site All Recipes

Custom Editora
Especial para o Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s