Diferentes transportes pelo mundo


Diferentes transportes pelo mundo
Carruagens, riquixás e trens-bala são opções comuns de transporte em outros países

India: O riquixá é um meio de transporte muito popular na Índia, sendo uma espécie de carroça para passageiros puxada por uma pessoa

Canada: Uma mistura de motocicleta com carros desenvolvidos para circular na neve, a moto de neve é um transporte usado no Canadá para enfrentar as baixas temperaturas

Inglaterra: Os famosos ônibus vermelhos de dois andares da Inglaterra são chamados de routmasters

Suecia: Algumas estações do Tunnelbana, em Estocolmo, foram cortadas na rocha – uma combinação de tecnologia e rusticidade

Nova york: Em Nova York, Estados Unidos, as limusines são utilizadas para programas em grupo. É possível ver diversas delas pelas ruas da cidade

China: O trem-bala da China é um dos mais velozes do mundo, com uma média de 350 km/h

Na hora de sair de casa, você prefere tirar o carro da garagem, usar ônibus e metrô ou – se a distância favorecer – pedalar até o trabalho? Acostumados com os automóveis e o sistema de transporte público nacional, nem sempre nos damos conta de que veículos diferentes dos nossos são utilizados em outros países no dia a dia. Claro que, assim como nas nossas ruas, o padrão é encontrar carros em quase todos os cantinhos do mundo, mas vale a pena conhecer algumas soluções curiosas de transporte adotadas pelo mundo afora.

Que tal dar uma volta de limusine por Nova York, ir para a Suécia conhecer uma estação de metrô cortada na rocha ou, quem sabe, circular pelas regiões mais frias do Canadá com uma moto de neve? Se o bolso permitir, vale a pena conferir de perto essas experiências e dividi-las com a família. Caso contrário, é um bom assunto para puxar na roda de amigos ou no almoço de domingo. Afinal, conhecer e conversar sobre outras culturas nunca é demais.

Há meios de transporte de todos os tipos. Alguns são supervelozes, outros usados apenas para passeio turístico, e há até os movidos por tração humana. Por isso, listamos seis veículos que vão despertar sua curiosidade. Dê uma olhada.

Riquixá

O trânsito na Índia é confuso e aparentemente sem muitas regras. Entre motos, carros, ônibus, vacas que circulam livremente nas cidades e pedestres, há também os famosos riquixás, um meio de transporte manual que é muito popular no país. O riquixá é uma espécie de carroça de duas rodas em que um ou dois passageiros são puxados por outra pessoa.

Moto de neve

Para encarar as temperaturas altamente negativas, como as de algumas regiões no inverno do Canadá, só mesmo um veículo especializado. Esse meio de transporte é uma mistura entre as motocicletas e os carros desenvolvidos para circular na neve, com esteiras com cravas e pás para garantir a estabilidade. Além de transporte, a moto de neve também é usada em competições.

Routemaster

Routemasters são os pequenos ônibus vermelhos de dois andares que começaram a circular em 1954, em Londres, Inglaterra. Ícone no país, o veículo teve sua frota renovada em 2005 e, para saudade dos ingleses, hoje é usado apenas em rotas turísticas. No entanto, para não deixar dúvidas de que este é um símbolo britânico, uma versão atual do ônibus deve ganhar as ruas em 2012.

Tunnelbana

Na Suécia, Tunnelbana é o nome dado ao metrô. Se o assunto aqui são veículos diferentes, por que inserir o metrô nessa lista? De fato, esse é um meio de transporte comum, mas em Estocolmo, na Suécia, ele ganha um toque especial. Inaugurado em 1950, o Tunnelbana é composto por 100 estações, sendo que 47 são subterrâneas. O diferencial é que algumas estações foram cortadas na rocha e ostentam desenhos supercoloridos. A combinação entre tecnologia dos trens e rusticidade das estações deu tão certo que dá mais vontade de deixar o carro na garagem.

Limusine

Em Nova York, Estados Unidos, é comum ver limusines a qualquer dia da semana. É um programa que todos adoram, inclusive quem já mora na cidade. Se você passar pela Broadway, onde estão os principais teatros, vai ver dezenas delas. Não é um passeio caro e pode ser bem divertido.
Muitos nova-iorquinos utilizam a limusine da mesma forma que nós usamos a van. Se estão em um grupo maior, alugam uma limusine para ir aos lugares.

Trem-bala

É na China em que está um dos trens-bala mais velozes do mundo, com uma média de 350 km/h. A ferrovia tem 1.069 km de extensão e liga Wuhan, no centro do país, a Cantão, no sul, em uma viagem que dura apenas três horas. Antes de ser inaugurado, em 2009, o mesmo percurso durava dez horas com os trens convencionais.

Já parou para pensar nos fatores climáticos e culturais que influenciam o desenvolvimento dos transportes nos diferentes países? Se este assunto te interessa, talvez seja um diferencial na hora de decidir o próximo destino de férias do casal. E lembre-se: sempre que visitar uma cidade ou país novo, fique de olho no trânsito e nos meios de transporte utilizados no local. É o melhor jeito de compará-los com os nossos, de ter ideias para melhorar os pontos fracos e, claro, dividir suas qualidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s