Dentro de casa – Cada geração tem seu espaço e seu papel na família


Dentro de casa
Cada geração tem seu espaço e seu papel na família

por Denise Duarte Bruno *

Os avós não devem participar da educação dos netos: sua tarefa foi educar seus filhos, e estes devem poder desenvolver a mesma tarefa com seus próprios filhos, de forma livre, que os permita reproduzir aquilo que seus pais lhes deram e “corrigir” aquilo que consideram deva ser mudado ou, ainda, adequado a uma outra época.

Cada geração tem seu espaço e seu papel na família, e o papel dos avós é muito mais “permissivo” que o dos pais. A casa da vovó é aquela onde se pode tomar refrigerante no almoço do meio da semana, porque isso é eventual.

Essa “permissividade” ensina a criança que a regras devem ser seguidas, mas também podem ser flexibilizadas. Ao mesmo tempo, o papel dos avós é o da “memória” da família, da história e da estória.

Tendo esse papel do “permissivo” e da “memória”, não tem porque os avós também se envolverem na educação das crianças. Além disso, e principalmente, os avós não devem ser responsabilizados pela educação dos netos, porque cada pessoa educa de uma maneira muito particular, e a criança já tem que conviver com duas formas: a do pai e a da mãe. A criança já trabalha com essa dualidade e pode ser demais para ela ter de conviver com outras.

*Denise Duarte Bruno é Assistente Social e mestre em Sociologia pela (UFRGS/1995) , ela trabalha com Perícia nos processos das Varas de Família do Fórum de Porto Alegre-RS
e-mail: kdhome@uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s