Hora do chá


Hora do chá
De resfriados a dor de cabeça, veja sete receitas que podem fazer diferença no seu dia e na sua saúde

Incluir uma xícara de chá em algum momento de seu dia pode trazer grandes benefícios à saúde. A medicina cada vez mais descobre as vantagens das ervas em nossas vidas e comprova que essa bebida pode ser um santo remédio em algumas situações. Uma recente pesquisa realizada pela European Journal Clinical aponta que o chá oferece mais vantagens à saúde do que a água, combate a ação dos radicais livres e o envelhecimento precoce, e ainda protege contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.Segunda bebida
mais consumida do mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos. Reza a lenda que no ano 2737 a.C.,o imperador chinês Shen Nung e a sua corte descansavam sob uma árvore enquanto ferviam água quente para beber. Algumas folhas caíram dentro do recipiente.
Encantado com o aroma e a cor do líquido, o imperador resolveu bebê -lo e,surpreendentemente, sarou da enfermidade que o acometia. Assim nasceu o chá.Os chás são muito indicados para alguns sintomas exclusivamente femininos. É o que afirma a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori. “Nas mulheres, que costumam sofrer bastante com os incômodos das cistites (infecções urinárias),eles estimulam a bexiga. A fitoterapia (terapia das ervas), nesse caso, serve para complementar os tratamentos convencionais (alopáticos ou homeopáticos) nas doenças crônicas”, diz Vanderlí.Vale salientar que ainda que a maioria das ervas ofereça segurança, é sempre bom ouvir a opinião de um especialista, pois elas podem ajudar no processo de cura, mas, muitas vezes, não atuam sozinhas.
”Pessoas que usam medicamentos frequentemente não podem ingerir qualquer chá, pois há o risco de a planta interferir na ação do remédio”, destaca a nutricionista.Existem as plantas chamadas adaptogênicas que podem ser usadas no combate ao estresse. “Como o nome diz, essas espécies nos ajudam na adaptação
ao meio em que vivemos, aumentando a resistência do organismo nas situações de ansiedade. Um bom exemplo é o ginseng, que auxilia quem quer prevenir o nervosismo e a fadiga e serve ainda de antídoto quando esses problemas já se instalaram no organismo”, complementa Vanderli.A nutricionista aconselha comprar a planta seca em farmácias de manipulação, em vez das opções industrializadas, e tomar o chá morno ou frio – nunca quente ou gelado em excesso. “A quantidade máxima diária deve ser de um litro”, alerta.Uma xícara de chá sem açúcar tem, em média, apenas duas calorias. Os especialistas recomendam ingerir a bebida sem adoçá-la, a fim de preservar o seu sabor original.“Preste atenção às suas reações físicas e emocionais ao usar os chás como medida preventiva da saúde. Nem sempre o efeito é o mesmo para todo mundo. Há pessoas que ficam agitadas com determinada planta, enquanto outras sentem sono ou sensação de calma,” conclui a fitoterapeuta.

Benefícios para o corpo

Desperta a mente
A teína, a mesma substância que a cafeína mas existente no chá, diminui a fadiga e mantém a mente desperta, embora a ingestão de infusões muito concentradas ou em jejum possa causar náuseas e vómitos, devido ao conteúdo rico em taninos.
Se for ingerido em doses elevadas também provoca nervosismo, insónia e taquicardia. Para diminuir a quantidade de cafeína do chá, pode derramar-se água a ferver nas folhas e deixar repousar 30 segundos, antes de preparar a bebida.

Diminui o peso
Alguns estudos indicam que o chá verde pode ajudar a perder peso, uma vez que aumenta o calor durante a digestão, o metabolismo dos alimentos, a absorção e o dispêndio de energia proveniente da gordura necessários para o emagrecimento. O poder diurético do chá potencia ainda a eliminação dos líquidos que dificultam a perda de gordura.

Protege os dentesUma chávena de chá por dia diminui o risco de cárie, sendo a protecção maior quando se fazem bochechos com a bebida. Um estudo britânico de 1991 sugere que a ingestão de chá previne doenças de estomatologia, uma vez que contem flúor.
No entanto, o uso abusivo provoca manchas nos dentes, causadas pelas concentrações de corantes naturais.

Defende o organismo
O chá aumenta as defesas do organismo, ao ajudar os glóbulos brancos a
defenderem-se de infecções e das invasões de bactérias ou vírus.
O tanino do chá verde protege a parede do intestino e ataca bactérias
nocivas

Melhora a digestão
O chá ajuda a melhorar a digestão, porque os óleos essenciais aumentam o fluxo
de sucos gástricos. Este é um dos principais motivos porque os chineses e
japoneses têm o hábito de tomar chá depois das refeições.

Indicações

ALECRIM – combate a depressão e funciona como antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres. Também
atenua dores reumáticas.
BOLDO DO CHILE – de sabor amargo e pouco agradável,costuma ser um santo remédio para amenizar dores do estômago, problemas no fígado e o mal-estar gerado pela ressaca.
CAMOMILA – é indicado para aliviar enjôos e distúrbios gástricos e intestinais decorrentes, principalmente, do estresse diário.
CAPIM-CIDREIRA – ótimo para combater a insônia, controlar o estresse em períodos de nervosismo, amenizar cólicas intestinais e gases.
CARQUEJA – alivia males como azia, má digestão, perturbações gástricas e prisão de ventre.
CHÁ-MATE – originário de uma erva encontrada na região Sul do Brasil e no Paraguai, é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de 15 tipos de aminoácidos. Excelente para melhorar as defesas do sistema imunológico, potencializar a concentração e trazer energia e vitalidade.
CHÁ-PRETO – pesquisas realizadas pela Universidade de Kunming, na China, apontaram que esse tipo de chá reduz os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL) e, portanto, é válido para pacientes hipertensos e/ou com problemas coronarianos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s