Santo do Dia 21 de Junho


Santo do Dia 21 de Junho
São Luís Gonzaga
São Luís Gonzaga
1568-1591

Luís nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Foi o
primeiro dos sete filhos de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle
Stiviere e sobrinho do duque de Mântua. Seu pai, que servia ao rei da Espanha,
sonhava ver seu herdeiro e sucessor ingressar nas fileiras daquele exército.
Por isso, desde pequenino, Luís era visto vestido como soldado, marchando atrás
do batalhão ao qual seu pai orgulhosamente servia.

Entretanto, Luís não desejava essa carreira, pois, ainda
criança fizera voto de castidade. Quando tinha dez anos, foi enviado a Florença
na qualidade de pajem de honra do grão-duque de Toscana. Posteriormente, foi à
Espanha, para ser pajem do infante dom Diego, período em que aproveitou para
estudar filosofia na universidade de Alcalá de Henares. Com doze anos, recebeu
a primeira comunhão diretamente das mãos de Carlos Borromeu, hoje santo da
Igreja.

Desejava ingressar na vida religiosa, mas seu pai demorou
cerca de dois anos para convencer-se de sua vocação. Até que consentiu; mas
antes de concordar definitivamente, ele enviou Luís às cortes de Ferrara, Parma
e Turim, tentando fazer com que o filho se deixasse seduzir pelas honras da
nobreza dessas cortes.

Luís tinha quatorze anos quando venceu as resistências do
pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da
família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas, sob a direção de Roberto
Belarmino, o qual, depois, também foi canonizado.

Lá escolheu para si as incumbências mais humildes e o
atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram
Roma, em 1590, esquecendo totalmente suas origens aristocráticas. Consta que,
certa vez, Luís carregou nos ombros um moribundo que encontrou no caminho,
levando-o ao hospital. Isso fez com que contraísse a peste que assolava a
cidade.

Luís Gonzaga morreu com apenas vinte e três anos, em 21 de
junho de 1591. Segundo a tradição, ainda na infância preconizara a data de sua
morte, previsão que ninguém considerou por causa de sua pouca idade. Mas ele
estava certo.

O papa Bento XIII, em 1726, canonizou Luís Gonzaga e
proclamou-o Padroeiro da Juventude. A igreja de Santo Inácio, em Roma, guarda
as suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte. Enquanto a capa que
são Luís Gonzaga usava encontra-se na belíssima basílica dedicada a ele, em
Castiglione delle Stiviere, sua cidade natal.Oração a São Luiz Gonzaga

Oração à S. Luiz
Gonzaga

Ó S. Luiz Gonzaga de angélicos costumes eu vosso
indigníssimo devoto vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do
meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza intercedais por mim ante Cordeiro
Imaculado, Jesus Cristo, e a sua Santíssima Mãe, a Virgem Maria das virgens, e
me preserveis de todo pecado mortal. Não permitais que eu seja manchada com
nódoa alguma de impureza, e quando me virdes na tentação ou perigo de pecar,
afastai de meu coração todos os pensamentos e afectos imundos e despertando em
mim a lembrança da eternidade e de Jesus Cristo Crucificado, imprimi
profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me
do amor divino, para que imitando vos aqui na terra, mereça gozar de Deus
convosco lá no Céu. Amém

Deixe um comentário