Fondee & Afins


Fondee & Afins
To preparando uma noite linda e e descontraída com amigos e queria dividir com vocês essa ideias , tenho certeza que vocês vão adorar, pois normalmente não tem hora para terminar. É um tipo de alimento para ser degustado com calma em uma mesa bem posta e previamente preparada.

Pesquisando na net encontrei dicas bem legais,

Montagem da mesa
A mesa da fondue não deve ser muito moderna, pois lembra justamente um costume bastante antigo. Você pode utilizar uma toalha de algodão para a mesa e, caso faça a fondue borguignone (carne frita), uma dica bastante interessante é pôr embaixo da toalha um forro de plástico resistente, a fim de que o óleo da fritura que poderá respingar não maltrate o tampo da mesa.

Para os acompanhamentos, que estarão disponíveis em vários recipientes, utilize sempre o bom senso e não misture vários modelos e materiais. Se você possui mais pratos de aperitivo em aço inox, utilize-os e deixe os de cristal, por exemplo, de lado. Cestos de vime, travessas e aperitiveiros em porcelana podem ser usados, desde que não influenciem na decoração da mesa. A fondue deve ser muito funcional e permitir que os participantes alcancem tudo sem se levantar. Não deixe disponíveis itens decorativos como vasos de flores, pois podem obstruir o visual da mesa e causar algum acidente.

Talheres e louças

Para que os participantes sintam-se à vontade e não tenham dificuldades para comer, disponibilize dois garfinhos especiais para fondue para cada um, bem como um prato e, para a fondue de carne (oriental ou borguignone) é interessante um porta molhos individual para que os molhos doces e salgados não se misturem no prato. Guardanapos e galheteiro com sal e pimenta também devem estar próximos.

Você também pode deixar disponível uma vela aromatizada próxima à panela, já que, além de decorar, ela ajudará a expulsar o cheiro da fondue ? principalmente se for feito o borguignone ? na qual o odor da fritura é forte.

Tipos de panela, acessórios e aparelhos
É muito importante ter, pelo menos, um aparelho completo para fondue, que incluirá a base com réchaud, fogareiro e panela. Há vários tipos de aparelhos, uns mais simples e outros bastante completos, cabe a você verificar sua necessidade.

Há, também, panelas de variados materiais; verificar qual panela é ideal para cada receita é fator determinante para a qualidade de uma boa fondue. Verifique abaixo os serviços mais indicados:

? Vidro: esse tipo de panela é muito resistente, mas exige um cuidado um pouco maior do usuário, principalmente com variações de temperatura bruscas e no manuseio. Contudo, ela é um dos melhores materiais para fondue de chocolate e queijo. Para fondue de carne essa panela também pode ser usada.

? Esmaltada: a panela esmaltada é excelente, pois pode ser utilizada para fondue de carne, queijo e chocolate.

? Inox: por ser um material que facilita muito a condução de calor, essa panela é ideal para fondue de carne, tanto o oriental quanto o borguignone. No entanto, com difusor de calor e com chama baixa no fogareiro (explicações em seguida) esse modelo pode ser usado na fondue de queijo e chocolate.

? Cerâmica: panelas de cerâmica devem ser utilizadas em fondues de queijo e chocolate, não sendo indicadas para fondue de carne.

? Ferro: esse tipo de material é menos usual nos aparelhos de fondue e deve ser usado apenas na fondue de queijo.

Queimadores
Os queimadores, que normalmente ficam na base e na parte interna do réchaud, logo abaixo da panela, são muito importantes para a confecção e para manter a temperatura ideal da fondue. Também chamados de espiriteiras, são encontrados em dois tipos: queimador a álcool gel (combustível) e a álcool líquido.
As espiriteiras de álcool gel combustível são mais modernas e são apenas deste tipo que estão sendo encontradas à venda atualmente. Se você possui um aparelho antigo, é possível adquirir só o fogareiro. Para o álcool gel também é interessante notar a graduação INPM. A marca indicada é a Ecoflame. O reservatório do queimador possui cerca de 10cm de diâmetro e 2cm de altura, é oca e a quantidade recomendada garante a manutenção da chama por aproximadamente 2 horas em chama baixa.

Nunca coloque álcool líquido neste recipiente.

Separador de garfos e porta molhos
Outro acessório é o separador de garfos, que é acoplado sobre a panela. Normalmente já vem com os aparelhos completos e é ideal se a fondue de carne for feita.
Alguns aparelhos são mais completos e já possuem porta molhos. Há modelos retráteis e giratórios, ambos interessantes, já que facilitam no momento de servir.

Ao servir:
Na fondue de queijo não é necessário qualquer tipo de molho. O principal acompanhamento é o pão, que deve ser amanhecido, para facilitar no momento de passar no queijo derretido ? um pão muito mole corre o risco de sair do garfo e ficar na panela. O ideal é utilizar pães como o francês, baguete ou ciabatta. Deve-se cortar longitudinalmente e, depois, na transversal, a fim de que cada pedaço tenha duas cascas e fixe melhor no garfo. Você também pode servir florzinhas de brócolis e couve-flor, cenoura e batata em cubos, todos previamente aferventados. Não os deixe muito cozidos para que não se partam no momento de mergulhar na fondue.
Gente tenho certeza que todos vão adorar , agora pra completar aqui vai algumas receitas.

Molhos especiais para fondues de carne
Há muitos tipos de molhos para fondue, o ideal em uma confraternização como essa é oferecer, pelo menos, de 6 a 9 tipos de molhos, que são servidos nas cumbucas que acompanham o aparelho ou então ficarão dispostas em recipientes avulsos em torno da panela. Caso você não tenha muito tempo para fazer os molhos, pode comprá-los prontos, as marcas Helmann’s e Uncle Beans possuem molhos muito saborosos. Geléias de framboesa e morango também dão um toque especial. A seguir, há os molhos mais tradicionais para a fondue de carne (borguignone e oriental).
Molho de Beterraba
- 1½ beterraba (média) cozida
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco
- ½ xícara (chá) de maionese light
- 1 pitada de adoçante em pó
- Sal e pimenta a gosto
Cozinhar a beterraba e bater junto dos ingredientes no liquidificador.

Molho de Peito de Peru
- ½ copo de requeijão cremoso light
- 100g de peito de peru moído (ou presunto magro)
- ½ xícara (chá) de maionese light
- 2 colheres (sopa) de creme de leite light
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho com Azeitonas
- 1 xícara de maionese
- 6 a 7 azeitonas verdes ou pretas trituradas

Molho de tomates secos
- 1 xícara de maionese e 5 tomates secos. Picar bem o tomate seco (pode ser passado no processador) e juntar à maionese.

Molho Agridoce com Passas
- 1 xícara de requeijão ou maionese
- 6 a 8 passas bem picadas. Misturar bem.

Molho Vermelho
- 1/4 de xícara de catchup picante
- 1/2 colher de chá de molho inglês
- 1 xícara de maionese

Molho de Maionese
- 1 xícara de maionese
- 2 cebolinhas verdes picadas
- 3 galinhos de salsa
- 1/2 colher de chá de vinagre
- 1/2 colher de chá de mostarda

Molho Fácil de Cebola
- 1/2 pacote de sopa de cebola
- 2 xícaras de creme de leite fresco ou enlatado
- 1 colher de suco de limão

Se for usar creme de leite fresco, primeiro bata até engrossar levemente e só então misture o suco de limão e o restante dos ingredientes.

Como portar-se à mesa ? algumas regrinhas de etiqueta
Por ser um tipo de refeição um pouco diferente, algumas dúvidas podem surgir no momento de degustar cada tipo de fondue. Visando tirar esse tipo de dúvida a Bettega Presentes disponibiliza algumas regrinhas de etiqueta que deixarão esse momento de descontração ainda mais charmoso!
Fondue de queijo: Ao espetar o pão/legume com o garfo de fondue, averiguar se este se encontra ?preso? o suficiente a fim de que não caia na panela. Procure não tocá-lo e, ao passar na fondue, utilize as paredes da panela como apoio, fazendo um movimento giratório internamente. Dessa forma, além de todas as partes do pão/legume ficarem com queijo, não se corre o risco de perdê-lo na panela. Essa atitude é interessante, pois evita a necessidade de ficar mexendo com a espátula a fondue periodicamente. Em seguida, leva-se o pão/legume diretamente à boca, sem pôr antes no prato. Procure não lamber o garfo, já que você retornará a colocá-lo na panela.

Fondue de chocolate: A forma de degustar é muito parecida com a fondue de queijo. Espeta-se com o garfo a fruta ? caso ela esteja úmida, como a uva, por exemplo, pode-se secá-la com o auxílio de um guardanapo ? e, logo em seguida, deve ser passada na massa de chocolate. Leva-se à boca sem pôr no prato, também tomando o cuidado de não lamber o garfo, já que você retornará a colocá-lo na panela.

Fondue de carne: Esse tipo de fondue exige um pouco mais de paciência de cada participante, já que a carne precisará fritar ou cozinhar por alguns minutos. É muito deselegante colocar mais de um cubo de carne em cada garfo, por esse motivo é imprescindível disponibilizar 2 garfos para cada pessoa. Desta forma, coloca-se na panela um pedaço de carne enquanto se come o outro, já cozido/frito anteriormente. Não se deve passar a carne na cumbuca do molho, ou seja, com a ajuda de uma espátula ou colher deve-se servir a quantidade desejada do molho em seu próprio prato. A carne pode ser retirada e levada ao prato para ser passada nos molhos, para, então, ser levada à boca.
Se for servir mais de um tipo de fondue é muito importante ter mais de uma panela e disponibilizar mais de um prato e garfos para cada participante, do contrário poderá ocorrer de resquícios de fondue de queijo ficarem na panela de fondue de chocolate, por exemplo.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s